Portugueses, aliança econômica e esquemas matrimoniais no Brasil Meridional: o início da trajetória de Agostinho José Pereira Lima na Vila de Morretes (Província de São Paulo, 1841-1851)

Sandro Aramis Richter Gomes, André Luiz Moscaleski Cavazzani

Resumo


Este artigo comporta uma investigação sobre a inserção do português Agostinho José Pereira Lima (1816-1864) no município paulista de Morretes, em um recorte temporal que abrange os anos de 1841 e 1851. Nesse âmbito, é evidenciado que a constituição de vínculos familiares com uma parentela de origem portuguesa favoreceu o enraizamento desse imigrante naquele município. No período em tela, na mencionada região, havia a aplicação de estratégias de pertencimento social características da época colonial.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.22228/rt-f.v13i1.991

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


A Revista T&F está indexada nos seguintes serviços: Portal de Periódico da CAPES, EBSCO, BASE, Sumário de Revistas Brasileiras; Latindex, LivRe!, Google Acadêmico, Dialnet, DOAJ.

Periódico avaliado como B1 no WebQualis 2015 da CAPES na área de História; B2 nas áreas de Letras/Linguística, Ciências Sociais Aplicadas e Ciências Ambientais.

ISSN 1984-9036

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.