“O Doente Parecia Mordido De Cobra, De ‘Bicha Venenosa’”: Anotações Sobre A Febre Amarela Na Paraíba

Azemar dos Santos Soares Júnior

Resumo


Esse texto tem por objetivo analisar as epidemias de febre amarela no território paraibano nos três ataques epidêmicos em que assolou a população com seu “veneno mortal”. Uma história amarela, venenosa, febril, mórbida. Metodologicamente, me aproprio do conceito de monumentalização do documento proposto por Jacques Le Goff (1994) para pensar a escrita da história das doenças. Conclui-se que durante os surtos epidêmicos, a Paraíba viveu um período de desorganização e reorganização social através de um embate bélico contra a doença.

Palavras-chave: Febre amarela. Epidemia. Paraíba.

Texto completo:

PDF

Referências


AGUIAR, Wellington. A velha Paraíba nas páginas de jornais. João Pessoa: A União, 1999.

ALBUQUERUE, Antonio Coelho de Sá. Relatório apresentado a Assembleia Legislativa da Província da Paraíba pelo Presidente da Província da Paraíba Antonio Coelho de Sá Albuquerque. Parahyba do Norte: Typografia José Rodrigues da Costa, 1851.

ALBUQUERQUE, Antonio Coelho de Sá. Relatório apresentado a Assembleia Legislativa da Província da Paraíba pelo Presidente da Província da Paraíba Antonio Coelho de Sá Albuquerque. Parahyba do Norte: Typografia José Rodrigues da Costa, 1852.

ALMEIDA, José Américo de. A Paraíba e seus problemas. João Pessoa: Paraíba, 1980.

BALHANA, Altiva Pilatti; WESTPHALEN, Cecília Maria. As fontes para a história social do Brasil Meridional. Rio de Janeiro: BIB, 1987.

BENCHIMOL, Jaime L.. Doenças como construções: os exemplos da Febre Amarela e do Calazar. In: FRANCO, S. P.; NASCIMENTO, D. R.; SILVESTRE, A. J. T.. Uma história brasileira das doenças. V. 8. Belo Horizonde: Fino Traço, 2018, p. 11-62.

BEZERRA, José Vicente de Amorim. Relatório apresentado a Assembleia Legislativa da Província da Paraíba pelo Presidente da Província da Paraíba José Vicente de Amorim Bezerra. Parahyba do Norte: Typografia José Rodrigues da Costa, 1850.

CASTRO, Oscar Oliveira de. Medicina na Paraíba. João Pessoa: A União, 1945.

CUNHA, Manoel Clementino Carneiro da. Relatório apresentado a Assembleia Legislativa da Província da Paraíba pelo Presidente da Província da Paraíba Manoel Clementino Carneiro da Cunha. Parahyba do Norte: Typografia José Rodrigues da Costa, 1857.

FRANCO, Odair. História da febre-amarela no Brasil. Ministério da Saúde. Rio de Janeiro: Ministério da Saúde, 1969.

FREIRE, Flávio Clementino da Silva. Relatório apresentado a Assembleia Legislativa da Província da Paraíba pelo Presidente da Província da Paraíba Flávio Clementino da Silva Freire. Parahyba do Norte: Typografia José Rodrigues da Costa, 1853.

FREIRE, Flávio Clementino da Silva. Relatório apresentado a Assembleia Legislativa da Província da Paraíba pelo Presidente da Província da Paraíba Flávio Clementino da Silva Freire. Parahyba do Norte: Typografia José Rodrigues da Costa, 1854.

JARDIM, Vicente Gomes. Monographia da Cidade da Parahyba do Norte. Revista do Instituto Histórico e Geográfico da Paraíba, João Pessoa, n. 03, p. 108-109, 1911.

LIMA, Francisco D’Araújo. Relatório apresentado a Assembleia Legislativa da Província da Paraíba pelo Presidente da Província da Paraíba Francisco D’Araújo Lima. Parahyba do Norte: Typografia José Rodrigues da Costa, 1862.

MAROJA, Flávio. Nossa hygiene. Revista do Instituto Histórico e Geográfico da Paraíba, João Pessoa, n. 03, p. 431-437, 1911.

NÓBREGA, Humberto. As raízes das ciências da saúde na Paraíba. João Pessoa: UFPB, 1979.

PINTO, Antonio da Costa. Relatório apresentado a Assembleia Legislativa da Província da Paraíba pelo Presidente da Província da Paraíba Antonio da Costa Pinto. Parahyba do Norte: Typografia José Rodrigues da Costa, 1856.

RASCKE, Karla Leandro. Um funeral digno: celebrações da morte na irmandade de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito (1888-1925). Revista Afro-Ásia, n. 50, p. 129-169, 2014.

SOARES JÚNIOR, Azemar dos Santos. Corpos hígidos: o limpo e o sujo na Paraíba (1912-1924). Rio de Janeiro: AMCGuedes, 2015.

SUASSUNA, João. Mensagem apresentada a Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba pelo Presidente da Paraíba João Suassuna. Parahyba do Norte: Imprensa Official, 1926.

SUASSUNA, João. Mensagem apresentada a Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba pelo Presidente da Paraíba João Suassuna. Parahyba do Norte: Imprensa Official, 1927.




DOI: http://dx.doi.org/10.22228/rt-f.v13i1.1019

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


A Revista T&F está indexada nos seguintes serviços: Portal de Periódico da CAPES, EBSCO, BASE, Sumário de Revistas Brasileiras; Latindex, LivRe!, Google Acadêmico, Dialnet, DOAJ.

Periódico avaliado como B1 no WebQualis 2015 da CAPES na área de História; B2 nas áreas de Letras/Linguística, Ciências Sociais Aplicadas e Ciências Ambientais.

ISSN 1984-9036

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.