A Universidade Federal de Mato Grosso acabou de firmar convênio institucional com a Universidad de Buenos Aires. A universidade portenha é a maior instituição de ensino superior da Argentina e uma das mais importantes universidades latino americanas em termos de produção científica, sendo a 75ª colocada no Ranking QS (melhor resultado obtido por uma Universidade latino americana).

O PPGHis teve um papel fundamental na celebração deste convênio, pois este foi resultado de um longo processo de aproximação e negociação iniciado entre o mesmo e a Facultad de Filosofía y Letras/UBA por meio dos professores Cândido Rodrigues, Marcus Cruz, ambos da UFMT e Patrícia Fogelman e Cláudia Touris, da UBA. Dentro deste percurso esteve a realização, em abril passado, do IV WAB – Workshop Argentino-Brasileiro.

A parceria agora institucionalizada irá facilitar a mobilidade acadêmica de discentes e docentes, o estabelecimento de redes de pesquisas e o intercambio científico entre os investigadores das duas instituições. Desta forma é um aporte e uma contribuição de enorme importância no esforço de internacionalização do PPGHis, bem como da UFMT.