Professores Permanentes

 

Ana Maria Marques  

ANA MARIA MARQUES.jpg

Licenciada em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (1989), Mestre (em 1995) e Doutora (em 2007) em História pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora do Departamento de História da UFMT, desde 2008, e da Pós-graduação em História da UFMT desde 2011. Orienta pesquisas em nível de graduação, mestrado e doutorado nas seguintes temáticas: ensino de história, estudos de gênero e feminismos, livros didáticos, educação patrimonial, envelhecimento, imagens e arte. Lattes: http://lattes.cnpq.br/3982340840178047 e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Anderson Roberti dos Reis 

ANDERSON ROBERTI.jpg

É Professor Adjunto do Departamento e do Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Concluiu o doutorado em História Social na Universidade de São Paulo (2012), com tese sobre a Companhia de Jesus na Nova Espanha dos séculos XVI e XVII, sob orientação da Profa. Dra. Janice Theodoro. Tem experiência e atua na área de ensino e pesquisa em História, com ênfase na História das Américas durante o período colonial. É líder do "LAméricas. Estudos e pesquisas em História da América Colonial" (UFMT/CNPq) e pesquisador associado do grupo "História das Américas: fontes e historiografia" (UFOP/CNPq). É editor-chefe da Revista Territórios & Fronteiras (PPGHis-UFMT) desde fevereiro de 2015, e parecerista de periódicos especializados em História. Atualmente, desenvolve pesquisa sobre os modos de governar no vice- reinado da Nova Espanha (1535-1700). Lattes: http://lattes.cnpq.br/3578387564218537 e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Cândido Moreira Rodrigues 

CANDIDO.png

Doutor em História - UNESP, 2006; Pós-Doutor em História Contemporânea - Université Bordeaux- Montaigne, 2015. É um dos líderes da “Rede de Pesquisa História e Catolicismo no Mundo Contemporâneo” (RHC - http://www.redehistoriaecatolicismo.com.br). É professor Associado de História Moderna e Contemporânea da Universidade Federal de Mato Grosso. Orientador de Mestrado e Doutorado. É também líder do Grupo de Pesquisa "História, Catolicismo e Política no Mundo Contemporâneo". Áreas de pesquisa e orientação: História Contemporânea, História Política, Intelectuais, Catolicismo no Brasil, Direita Francesa. Lattes: http://lattes.cnpq.br/1367734788905163 e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

 

Carlile Lanzieri Junior

CARLILE.jpg

Graduado em História pelas Faculdades Integradas de Cataguases (2001) e especialista em "História do Brasil - ensino e escrita" pela mesma instituição. Mestre em "História Social das Relações Políticas" pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) (2007). Doutor em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF) (2013). Membro dos Grupos de Pesquisas do CNPq "Estudos Filosóficos em História Antiga e Medieval" "Arte, Filosofia e Literatura na Idade Média" e "Sociedade, Educação e Filosofia na Idade Média", este como Coordenador. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Antiga e Medieval. Atua principalmente nos seguintes temas: Historiografia, Metodologia de Pesquisa, História Antiga, História da Educação e História Cultural e Filosófica do Ocidente Medieval. Atualmente é professor Adjunto Nível A do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e membro do Vivarium. Lattes: http://lattes.cnpq.br/4540469424960429 e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Jaqueline Aparecida M. Zarbato 

JAQUELINE.jpg

Professora Adjunta no Curso de História na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul-Campus Três Lagoas. Coordenadora de estágios do curso de História/CPTL. Coordenadora de área do PIBID/História/CPTL. Coordenadora do Laboratório de Educação Histórica Professora do Programa de Pós Graduação em História/UFMT. Foi reitora do Centro Universitário Municipal de São José(USJ) Foi assessora de Pós Graduação e Pesquisa no Centro Universitário Municipal de São José e professora nos cursos de Pedagogia e Ciências da Religião da mesma instituição. Atua na área de História, com Prática de Ensino de História, História da Educação Brasileira e Estágio Supervisionado em História, Memória e Gênero, Memória e Ensino de História, Currículo e História, ensino de história e patrimônio. Com pesquisas na área de Gênero e ensino de história, patrimônio e ensino de história, memória de professores. Membro do grupo de pesquisa ITINERA/UFSC. Coordenadora do grupo de pesquisa Ensino de História, Memória e Patrimônio. GEMEP/ História/UFMS/CPTL. Membro da ANPUH ( Associação Nacional dos Profissionais Universitários de História) e SBHE ( Sociedade Brasileira de História da Educação). Lattes: http://lattes.cnpq.br/1215217319481353 e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

João Carlos Barrozo

É Mestre em Sociologia pela Unicamp e Doutor em Sociologia pela UNESP (Universidade Estadual Paulista Julio De Mesquita Filho). Professor aposentado da UFMT, atualmente é professor permanente do Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em História, da UFMT (Fundação Universidade Federal de Mato Grosso) e pesquisador do NERU (Núcleo de Estudos Rurais), da UFMT. No Programa de Pós Graduação em História, atua e orienta na Linha De Pesquisa I, Territórios, Temporalidades e Poder. Temas de pesquisa: Questão Agrária em Mato Grosso, com ênfase em colonização, relações sociais de produção, assentamentos rurais, conflitos no campo, migrações, garimpos, expansão do agronegócio. Lattes: http://lattes.cnpq.br/5192435606588846 e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

 

João Paulo Rodrigues

WhatsApp Image 2017-09-05 at 15.59.11.jpeg

Doutor em História pela Universidade Estadual Paulista (UNESP, 2009) e professor de História Moderna e Contemporânea na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). É membro dos Grupos de Pesquisa: "História, Catolicismo e Política no Mundo Contemporâneo" e "História Política Contemporânea". Desenvolve investigações nos seguintes temas: História Contemporânea; História do Brasil, século XX; Memórias e Identidades. Lattes: http://lattes.cnpq.br/5393690789180752 e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

José Manuel Carvalho Marta 

MARTA.jpg

Bacharel em Economia pela UFMT(1979) e doutor em Planejamento de Sistemas Energéticos pela Unicampi (2002). Professor aposentado Associado II da Faculdade de Economia da UFMT da disciplina Desenvolvimento Econômico e Social na Graduação e Desenvolvimento no mestrado em Agronegócios e Desenvolvimento Regional. Foi Chefe do Departamento de Economia da UFMT, diretor do Campus de Sinop, Coordenador de Extensão. Coordenou cursos MBA em Desenvolvimento Regional Sustentável e Gestão Avançada de Negócios Executivos na modalidade EaD para UniBB. Coordenou o Núcleo de Pesquisas Econômicas e Sociais. Cátedra em Desenvolvimento do IPEA (2009-2010: patrono Sérgio Buarque de Holanda). Pesquisador em Politica Regional, Setorial, Econômica. Consultor do IICA-FBB-BB. Tem projetos concluídos nas áreas de Energia, Logística, Emprego e Renda, Indústria, Meio Ambiente, Agronegócio, Desenvolvimento Regional Sustentável. Lattes:http://lattes.cnpq.br/2985145028166423 e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Leandro Duarte Rust 

RUST.jpg

Doutor em História pela Universidade Federal Fluminense (2010). Professor do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História, na Universidade Federal de Mato Grosso. Desenvolve pesquisas sobre História Medieval e História do Papado. Editor-chefe dos periódicos "Signum-Revista da ABREM" (2009-2013) e "Revista Territórios & Fronteiras" (2010-2015). Professor Visitante nas seguintes instituições: Universidade Federal de Minas Gerais (2012), Universidade de Brasília (2014), The Catholic University of America (2015-2016). Pesquisador colaborador de diversos Núcleos de Estudos e Pesquisas: Translatio Studii-Dimensões do Medievo (UFF); LEME - Laboratório de Estudos Medievais (USP); NEMED - Núcleo de Estudos Mediterrânicos (UFPR); PEM - Programa de Estudos Medievais (UFRJ); PEM - Programa de Estudos Medievais (UnB); Columbus School of Canon Law (CUA-Washington). Membro da Rede Luso-Brasileira de Estudos Medievais e da Associação Brasileira de Estudos Medievais. Lattes: http://lattes.cnpq.br/2003089985913278 e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Leny Caselli Anzai 

LENY.jpg

Possui Graduação e Mestrado em História pela Universidade Federal de Goiás, e Doutorado em História pela Universidade de Brasília. Professora Associada do Departamento de História da Universidade Federal de Mato Grosso desde 1981, possui experiência em História do Brasil colonial, com ênfase em práticas culturais nas relações de fronteira no centro-oeste sul americano, atuando principalmente nos seguintes temas: fronteiras luso-espanholas; Amazônia; doenças e práticas de cura; expedições científicas; missões religiosas. Lattes:http://lattes.cnpq.br/0188707399334866 e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Marcelo Fronza 

MARCELO.jpg

É professor adjunto II do Departamento de História da UFMT, campus Cuiabá, do Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória/UFMT) e do Programa de Pós-Graduação em História da mesma instituição. Graduado em História pela Universidade Federal do Paraná em 2000. Possui mestrado (2007) e Doutorado (2012) em Educação pela mesma universidade. Foi bolsista CAPES/PDEE, no Kulturwissenschaftliches Institut Essen, em 2011, sob a orientação do Prof. Dr. Jörn Rüsen. Tem experiência na área de História, com ênfase em no campo de pesquisa Educação Histórica, atuando principalmente nos seguintes temas: educação histórica, teoria e filosofia da história, formação continuada de professores de História, conceitos historiográficos, histórias em quadrinhos, narrativas visuais, aprendizagem histórica e conceitos históricos dos alunos. É investigador do LAPEDUH-UFPR e do Grupo de pesquisa ETRÚRIA; coordena o Grupo Pesquisa Educação Histórica: Didática da História, consciência histórica e narrativas visuais. Coordena o subprojeto História do PIBID/CAPES da UFMT. Consultor da Revista Íber (Espanha), membro do Conselho Editorial da Revista de Educação Histórica e da Revista Territórios & Fronteiras. Lattes: http://lattes.cnpq.br/0732803418759032 Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Marcus Silva da Cruz 

MARCUS.jpg

Possui graduação em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989), mestrado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992) e doutorado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997). Professor de história Medieval na Universidade Federal do Espírito Santo entre os anos de 1992 e 1997. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso atuando na área de Teoria e Metodologia da História. Presidente da Associação Brasileira de Estudos Medievais entre os anos de 2009 e 2013. Tem experiência na área de História, com ênfase em História, atuando principalmente nos seguintes temas: Antiguidade Tardia, historiografia, cristianismo, história da igreja e idade média. Lattes:http://lattes.cnpq.br/9944714006252131 e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Osvaldo Rodrigues Junior

Perfil (cópia).jpg

Possui graduação em História pela Universidade Federal do Paraná (2007), mestrado (2010) e doutorado (2015) em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Atualmente é professor Adjunto do Departamento de História da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT. Membro do Núcleo de Pesquisas em Publicações Didáticas - NPPD da Universidade Federal do Paraná - UFPR e do Etrúria - Laboratório de Estudos de Memória, Patrimônio e Ensino de História da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT. Tem experiência na área de História, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de História, Didática da História e manuais e livros didáticos de História. Lattes: http://lattes.cnpq.br/4998638258339975 e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Renilson Rosa Ribeiro 

É bacharel e licenciado em História pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Nesta instituição obteve o título de mestre e doutor em História Cultural. É professor associado do Departamento de História, do Programa de Pós-graduação em História e do ProfHistória - Mestrado Profissional em Ensino de Historia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Tem experiência na área de História, com ênfase em Ensino de História e Historiografia, atuando principalmente nos seguintes temas: História do Brasil - séculos XIX e XX, ensino de História, historiografia brasileira, identidades, memórias, patrimônio e instituições. Atualmente realiza estágio pós-doutoral em Educação na Universidade de Sao Paulo (USP). Lattes: http://lattes.cnpq.br/4919452710416508 Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

 

Rodrigo Davi Almeida 

RODRIGO.jpg

Pós-doutorando em História Contemporânea pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS) em Paris/France. Pesquisa: "La revue Temps Modernes et le Tiers Monde (1945-2016). Directeur de recherche: Michael Löwy (CNRS/EHESS). Professor Adjunto Doutor III da área de História Moderna e Contemporânea do Departamento de História e dos Programas de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus de Cuiabá. Graduado, Mestre e Doutor em História (UNESP), campus de Assis/SP. Tem experiência com o desenvolvimento de pesquisas científicas realizadas em Paris e em São Paulo. Lidera o Grupo de Pesquisa "História Política Contemporânea" (CNPq/UFMT). Tem experiência com a docência no Ensino Superior presencial (UFMT, UNESP/Marília e IMES/Catanduva) e à distância (NEAD-UAB/UFMT, no Brasil e no Japão) e em gestão acadêmica como Coordenador de Ensino de Graduação. É líder do grupo de pesquisa "História Política Contemporânea". Lattes: http://lattes.cnpq.br/9524251326442540 e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Tereza Cristina Cardoso de Souza Higa

TEREZA.jpg

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Piauí (1978), mestrado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1987) e doutorado em Geografia pela Universidade de São Paulo (2001). Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Mato Grosso. Tem experiência na área de Cartografia e Geografia Regional. As principais pesquisas desenvolvidas envolvem os seguintes temas: Análise Regional Mundial; Análise Regional Sul-americana; Fronteira e Relações fronteiriças; Migração; Processo ocupacional de Mato Grosso e Análise cartográfica. Lattes:http://lattes.cnpq.br/2876167607404309 Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Thaís Leão Vieira 

Possui graduação (2003), mestrado (2005) e doutorado (2011) em História pela Universidade Federal de Uberlândia. Atualmente é coordenadora do grupo de pesquisa Arte.com (UFMT) e integrante do Núcleo de Estudos em História Social da Arte e da Cultura (NEHAC/UFU). Integrante da Sociedade Internacional para o Estudo do Humor Luso-Hispânico e do GT Nacional de História Cultural. Atua em História do Brasil República, principalmente nos seguintes temas: arte e política, história e linguagens. Lattes: http://lattes.cnpq.br/4604071943987756 e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Vitale Joanoni Neto 

VITALE.jpg

Graduado em História pela Universidade do Sagrado Coração (USC), Mestre em História pela Unesp de Franca sob a orientação da Profa. Dra. Kátia Maria Abud e Doutor em História pela Unesp de Assis, sob a orientação do Prof. Dr. Eduardo Basto de Albuquerque. Lecionou entre os anos de 1986 e 1996 no ensino fundamental e médio da rede pública e particular no Estado de São Paulo. Em 1997 ingressou por concurso público no Departamento de História da Universidade Federal de Mato Grosso. Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão na Graduação e Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) do curso de História, privilegiando temas como Brasil e Mato Grosso na segunda metade do século XX, migração, trabalho, Igreja Católica. Membro do Núcleo de Pesquisa em História e líder do Grupo de Pesquisa História, Terra e Trabalho. Em 2015/16 desenvolve pós- doutorado na School of Geosciences in the University of Edinburgh. Lattes: http://lattes.cnpq.br/4250602422299416 e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Professores Colaboradores

 

Fernando Tadeu de Miranda Borges 

FERNANDO.jpg

Mestre em Economia pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade e Doutor em História Social pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, é professor titular e integrante do quadro de docentes do Mestrado e Doutorado em História da Universidade Federal de Mato Grosso. É membro da Academia Mato-Grossense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso, da Sociedade de Amigos de Rondon e da Associação Brasileira de Pesquisadores em História Econômica. Foi coordenador da Editora Universitária e diretor da Faculdade de Economia da Universidade Federal de Mato Grosso. Dos livros publicados destacam- se: Do Extrativismo à Pecuária: Algumas Observações sobre a História Econômica de Mato Grosso - 1870-1930 (4ª ed. rev., São Paulo: Scortecci, 2010), Economia Brasileira: Posições Extremas (Cuiabá: Genus, 1992), Esperando o Trem: Sonhos e Esperanças de Cuiabá (São Paulo: Scortecci, 2005) e Prosas com Governadores de Mato Grosso – 1966/2006 (Cuiabá: Carlini e Caniato, 2007). Dirigiu a produção dos DVDs Prosas com Reitores e Reitoras da Universidade Federal de Mato Grosso (1970-2010) , organizou coletâneas, e possui artigos publicados. Lattes:http://lattes.cnpq.br/2941986052122919e-mail:Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Kátia Maria Abud Lopes 

KATIA.jpg

Possui Bacharelado e Licenciatura em História pela Universidade de São Paulo (1966), Bacharelado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade de São Paulo (1967), mestrado em História Social pela Universidade de São Paulo (1978) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (1986). Atualmente é professor doutor da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de história, formação de professores de história, metodologia do ensino de história, conhecimento histórico escolar e história. Lattes:http://lattes.cnpq.br/7970751657252708e-mail:Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.m

 

Regina Beatriz Guimarães Neto 

REGINA.jpg

Graduação em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (1976), mestrado em História Social do Trabalho pela Universidade Estadual de Campinas (1986), doutorado em História pela Universidade Estadual de Campinas (1996) e estágio de pós-doutorado pela Universidade de São Paulo (2003). Professora Associada I aposentada da Universidade Federal de Mato Grosso. Atualmente é professora Adjunto III do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Pernambuco, por concurso público, para a área de Teoria da História. Atua também em Historiografia Geral e do Brasil, com experiência em História Contemporânea e História do Brasil republicano. Em seus estudos e pesquisas elege especialmente os seguintes temas: memória, narrativa e história (teoria da história); Amazônia, trabalho e trabalhadores; políticas de ocupação de terras após o regime civil-militar , colonização, violência política e cidades (campo de pesquisa). Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Mato Grosso. Lattes:http://lattes.cnpq.br/7228539080595678e-mail:Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.m