Início Início Pesquisar Pesquisar Subir Subir
Detalhes do Download

Edital Aluno Especial MESTRADO 2017   

De acordo com o disposto no parágrafo único do artigo 23 da RESOLUÇÃO CONSEPE N.º 05, DE 28 DE JANEIRO DE 2008, a Coordenação do Programa de Pós-graduação em História declara aberta a inscrição para alunos especiais no Curso de Mestrado em História turma 2017/1 nas disciplinas: 

- Seminário de Pesquisa Territórios, Sociedades e Dimensões da Política I (Linha 01) Carga horária: 60h - Nº de créditos: 04 - Natureza: teórica
Tipo: Obrigatória - Responsável: Prof. Dr. Leandro Duarte Rust Vagas: 05
Período de oferta: de 06/03 a 30/06, às terças-feiras no horário das 14:00 às 18:00.
Ementa: Discute as abordagens teóricas pertinentes aos processos históricos de constituição dos territórios, das dinâmicas sociais e das diferentes dimensões da política.

- Seminário de Pesquisa Fronteiras, Identidades e Culturas I (Linha 02)
Carga horária: 60h - Nº de créditos: 04 - Natureza: teórica
Tipo: Obrigatória - Responsável: Prof. Dr. Marcus Cruz Vagas: 05
Período de oferta: de 06/03 a 30/06, às quintas-feiras no horário das 14:00 às 18:00.
Ementa: Disciplina obrigatória da Linha Territórios, Fronteiras e Culturas, o Seminário volta sua discussão para os projetos de pesquisa dos mestrandos e doutorandos, de diferentes procedimentos metodológicos que norteiam a produção do conhecimento histórico. O curso tem como ponto de partida a avaliação dos projetos de pesquisa, e pretende ser um espaço de reflexões teóricas e metodológicas e ampliação, quando necessário, dos projetos que deverão resultar em dissertações ou teses.

- Seminário de Pesquisa Ensino de História, Patrimônio e Subjetividades I (Linha 03) Carga horária: 60h - Nº de créditos: 04 - Natureza: teórica
Tipo: Obrigatória - Responsável: Prof. Dr. Renilson Rosa Ribeiro Vagas: 05
Período de oferta: de 06/03 a 30/06, às quintas-feiras no horário das 14:00 às 18:00.
Ementa: Abordagem dos eixos temáticos condutores da linha de pesquisa – ensino de história, patrimônio e subjetividades. Reflexões teóricas e metodológicas e apresentação dos projetos de pesquisas. Seminários temáticos.

- Teoria e Metodologia da História - Carga horária: 60h - Nº de créditos: 04
Natureza: teórica Tipo: Optativa - Responsável: Prof. Dr. Anderson Roberti dos Reis Vagas: 07
Período de oferta: de 06/03 a 30/06, às sextas-feiras no horário das 14:00 às 18:00.
Ementa: Analise dos princípios epistemológicos do conhecimento histórico, bem como dos principais conceitos que norteiam a produção historiográfica contemporânea. Discussão das tipologias documentais e dos procedimentos metodológicos inerentes a investigação histórica.
.

-História e usos do passado - Carga horária: 60h - Nº de créditos: 04
Natureza: teórica Tipo: Optativa -Responsável: Prof. Dr. Carlile Lanzieri Junior
Vagas: 05
Período de oferta: de 06/03 a 30/06, às quartas-feiras no horário das 14:00 às 18:00.
Ementa: Construir explicações plausíveis e éticas acerca do passado humano tendo como base a documentação disponível. Esta é a função primordial do historiador. Todavia, ao longo da história, percebe-se que tal premissa nem sempre norteou a construção das narrativas daqueles que tomaram o passado como objeto de pesquisa. Manipulações com vistas à construção de ideologias políticas (muitas vezes preconceituosas e violentas) foram recorrentes, sobretudo em momentos de crise econômica e consternação social. Analisar algumas das formas pelas quais o passado fio usado, assim como as relações de força por trás desses usos é a proposta central deste curso.


As vagas de cada disciplina não serão obrigatoriamente preenchidas. A oferta de vagas nas disciplinas mencionadas está sujeita a avaliação do docente responsável e a aprovação pelo Colegiado do Programa, utilizando como critério a análise do currículo.
As aulas serão ministradas na sala 07 ou 08 do Bloco Didático do Instituto de Geografia, História e Documentação.
O prazo para inscrição está compreendido entre os dias 30/01/2017 a 13/02/2017, no Bloco do IGHD, sala 32 do Programa de Pós-Graduação em História das 13:30 às 18:00 horas.
A condição de aluno especial não garantirá a permanência no Programa, devendo o interessado submeter-se ao processo seletivo para ingresso como aluno regular. Nesta condição, os créditos obtidos como aluno especial poderão ser convalidados para a integralização dos créditos exigidos pelo curso, conforme especificado no Regimento do Programa, mediante solicitação de aproveitamento de estudos devidamente formalizada e protocolada, subordinada à decisão do Colegiado do Curso de Mestrado, conforme Resolução CONSEPE nº05/2008.
Por ocasião de sua inscrição o candidato deverá apresentar os seguintes documentos:
1. Ficha de inscrição, disponível na secretaria do PPGHis;
2. Fotocópia dos documentos pessoais: RG, CPF e Título Eleitoral com comprovante da última votação; (autenticada ou com apresentação do original);
3. Fotocópia simples do comprovante de endereço.
4. Fotocópia do diploma de Graduação (autenticada ou com apresentação do original);
5. Fotocópia do histórico da Graduação (autenticada ou com apresentação do original);
6. Currículo Lattes atualizado não havendo necessidade de documentar o mesmo;
7. Foto 3x4 recente.
O resultado será publicado nos endereços www.ufmt.br e www.ppghis.com em 15/02/2017, havendo possibilidade de recurso à Coordenação do Programa de Pós-Graduação em História por meio de processo devidamente instruído e protocolizado junto ao Protocolo Geral da Universidade Federal de Mato Grosso no prazo de 24 horas a contar da divulgação do resultado. Os resultados dos eventuais recursos serão divulgados no dia 17/02/2017 na página oficial da UFMT em www.ufmt.br e do PPGHis (www.ppghis.com)
Para os solicitantes que tiverem seus processos deferidos, será cobrada uma taxa, a título de matrícula, no valor de R$180,00 (cento e oitenta reais) por disciplina, depósito em favor da Fundação de Apoio e Desenvolvimento da UFMT, Fundação Uniselva, por meio de boleto disponível em www.fundacaouniselva.org.br. O comprovante (cópia autenticada ou com apresentação do original) deverá ser apresentado por ocasião da efetivação da matrícula, a ocorrer entre os dias 20/02/2017 a 22/02/2017 na Secretaria do PPGHis, sala 32 do IGHD, das 13:30 às 18:00. A valor da taxa de inscrição não será devolvido.
Os casos omissos neste Edital serão resolvidos pelo Colegiado do Curso de Mestrado do PPG em História/UFMT.

Cuiabá, 19 de janeiro de 2017.

Prof. Dr. Candido Moreira Rodrigues
Coordenador do Programa de Pós-graduação em História

Prof.Dr.Marcus Silva da Cruz
Vice-coordenador do Programa de Pós-graduação em História

Dados

Tamanho 427.79 KB

Download