Bolsas de Estudos

 

Os Programas de Pós-graduação (PPG's) da UFMT contam com cotas de bolsas ofertadas pela CAPES, CNPq e pelo SeSu/MEC – através do programa REUNI, aos alunos regulares, aprovados em processo seletivo regular. As bolsas da Capes exigem a realização de atividades vinculadas ao estágio docência em nível de graduação por parte dos bolsistas dos cursos de mestrado e doutorado, já as bolsas da modalidade Reuni exigem que essas atividades sejam realizadas durante todo o recebimento da bolsa de estudos.
A Fapemat oferece cotas de bolsa aos pós-graduandos através de edital, com elaboração de projetos individuais.  Já as do CNPq são eventualmente disponibilizadas,e seu gerenciamento é feito diretamente pela coordenação do PG.
A definição de critérios que deverão ser observados para concessão de bolsas é atribuição da Comissão de Bolsas do PG (Portaria Capes 76/2010 - Resolução Consepe nº 05/2008).
Para solicitar o benefício, o pós-graduando deve procurar a secretaria do Programa de Pós-graduação ao qual está vinculado, que informará a listagem de documentação a ser encaminhada, devidamente autenticada em cartório e com firma do aluno reconhecida nos formuilários assinados pelo mesmo.
As solicitações de registros, cancelamentos e suspensões de bolsas CAPES  e REUNI devem ser encaminhadas, via processo, à Pró-reitoria de Ensino de Pós-graduação, responsável pelas atualizações do SAC-DS e SAC-REUNI (sistemas de gerenciamento de bolsas da Capes e do REUNI), pelo PG.
O tempo de duração do recebimento da bolsa varia de acordo com o curso e a data em que o aluno for contemplado, podendo a do mestrado durar até 24 meses e a do doutorado até 48 meses, encerrado o prazo oficial do curso a bolsa é cancelada imediatamente. Os valores poderão ser informados pelo PG ou no site das respectivas agências de fomento.
 Alunos bolsistas do Programa de Pós-Graduação em História - ATIVOS