Início Início Pesquisar Pesquisar Subir Subir
Detalhes do Download

O IPHAN E A INVENÇÃO DOS LUGARES DE MEMÓRIA EM CUIABÁ: AS DEMANDAS E POLÍTICAS DE PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔ-NIO HISTÓRICO (1958-2013)   

A presente dissertação estuda as políticas patrimoniais no realizadas pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) no Estado de Mato Grosso, no intuito de perceber os litígios e desafios impostos ao processo de preservação com especial ênfase na cidade de Cuiabá. O recorte temporal se dá a partir do início da década de 1960 até o final da primeira década do século XXI, tendo como marco inicial a formação de uma consciência preservacionista local com as primeiras discussões acerca do tombamento do Centro Histórico da cidade de Cuiabá e findando com a instalação da Superintendência do IPHAN em Mato Grosso, em 2009, e as ações de preservação lançadas através do Plano de Aceleração do Crescimento, voltado exclusivamente para obras em cidades históricas – “PAC Cidades Históricas”.

Palavras-chave: 1) Territórios e Fronteiras. 2) Ensino de História, Memória e Patrimônio. 3) Etrúria 4) Patrimônio. 5) Patrimônio Histórico.

Dados

Tamanho 3.47 MB

Download