Início Início Pesquisar Pesquisar Subir Subir
Detalhes do Download

“O ENSINO RELIGIOSO SEM RELIGIÃO”: individualismo, consumo cultural e a transfiguração da experiência religiosa em escolas de Mato Grosso (1990-2012) CUIABÁ-MT 2013   

O presente trabalho é estimulado pela reflexão sobre a necessidade de se pensar a presente configuração da Religião no espaço público, dadas às mudanças pelas quais o campo religioso tem passado no presente século. O estudo tem como foco o discurso dos professores de ensino religioso, representantes do espaço público que é a escola. Os pressupostos do estudo consideram que os professores são elementos centrais que dinamizam o processo de mudança curricular e que a atuação dos professores como agentes de mudança depende, fundamentalmente, das atitudes que eles desenvolvem em relação ao processo.

Diante do rearranjo do modo de produção cultural, baseado no exercício do consumo cultural, procuramos observar se o professor tem como referencial o modelo tradicional de ensino religioso ou se sua prática em sala insere-se no universo das ciências da religião - área de estudo que reivindica características de ciência - acaba enfraquecendo a identidade eclesiástica. Para tal, utilizaremos o aporte teórico de Gianni Vattimo e Gilles Lipovetsky, que nos auxiliarão a pensar a pluralidade e fragmentação religiosa atualmente e a padronização da experiencia de consumo.

Dados

Tamanho 1.19 MB

Download